Manchester
Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre 1 e -1. Neste código de linhas, as decisões são sempre tomadas a meio de cada bit. Assim, as transições entre 0>1 e 1>0 ocupam a largura de um bit desde o meio do bit até ao meio do bit seguinte. As restantes transições, 0>0 e 1>1, ocupam apenas meio bit. é usado em Ethernet.
Manchester Diferencial:
Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1. À semelhança do anterior, as decisões são sempre tomadas a meio de cada bit. A diferença aqui reside apenas, nas transições entre bits serem codificadas de forma diferente da anterior. Assim, as transições entre 0>1 e 1>1 ocupam a largura de um bit até ao meio do bit anterior até ao meio do bit seguinte. As restantes transições, 0>0 e 1>0, ocupam apenas meio bit. É utilizado em Token Ring.
Codificação NRZ
O valor do sinal sempre é positivo ou negativo, existem 2 formas de codificação NRZ, o esquema NRZ-L e o esquema NRZ-I.
NRZ-L: O nível de sinal depende do bit que ele transporta, normalmente uma tensão positiva para o bit 0 e uma tensão negativa para o bit 1. O problema desse esquema é que em sequencias muito longas, o receptor enxergará a tensão como se fosse continua no meio, o que gerará problemas de sincronismo.
NRZ-I: A representação do bit 1 é feita através de uma transição de estado. Uma cadeia de de 0´s ainda é complicada porque pode fazer com que o sincronismo se perca com o tempo.
4B/5B
Utiliza NRZ-I (codificação de linha)
Utilizado no padrão Ethernet 100Mbps
Simulação On-line
Com a substituição de blocos de bits, ficarão blocos
não alocados que podem ser alocados para controle
da transmissão
Sem comentários:
Enviar um comentário